quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Reforma: uma mesa muito velha pode ser nova de novo!

Todo mundo já sabe que eu curto muito um móvel antigo. Antigo e velho, rsrs

 Eu precisava tirar o computador do atelier pra ficar com a mesa grande só pra minhas costuras. Então essa mesinha foi solução para os meus problemas. O cantinho do corredor era o lugar ideal, mas não caberia uma mesa grande, essa estava na medida!
Se você tem alguma coisa parecida aí na sua casa e quer reformar, vem comigo que eu te ensino em poucas etapas.
Observe que ela tinha verniz e resíduos de tinta branca, por isso só  lixar não ia dar certo. Então o que foi feito:
1º - usei o stripitizi que é um produto próprio para remover tintas e vernizes de madeira.
Aplique o produto com pincel em etapas pois seca rápido. Aguarde poucos minutos e raspe com espátula. Se a tinta não soltar toda repita a operação. Atenção! Este produto causa queimaduras, por isso use luvas e óculos de proteção!
2º - Depois que seu móvel estiver totalmente sem a tinta ou verniz velho, limpe com um pano com aguarráz mas não deixe encharcar.
3º - lixe toda a peça com lixa nº180, corrija as imperfeições com massa para madeira da mesma cor do móvel usando espátula.
Lixe novamente.
As minhas gavetas tinham furações de puxadores e de antigas fechaduras, então tapei todos os buracos com palito de churrasco e cola, retalho de madeira e massa. Depois coloquei puxadores novos.
4º - limpe com pano úmido e aplique 2 demãos de verniz acrílico à base d'água para madeira (comprado em loja de tintas, não é o artesanal)
E está pronta a sua peça!
                                                          
                                                                A minha ficou assim!




Se você usar estas dicas pra reformar o seu móvel, mande uma foto que eu  coloco aqui pra mostrar sua aventura!
Quer tirar dúvidas? Deixe um comentário que eu respondo.
bjinho Eline

Nenhum comentário:

Postar um comentário